8. É obrigatório realizar o exame físico na app Pt-Global©?

8. É obrigatório realizar o exame físico na app Pt-Global©?

A realização do exame físico, que faz parte do ecrã relativo ao Profissional, não é obrigatória, mas é importante. A pontuação da PG-SGA e o algoritmo que apoia a app Pt-Global© baseia-se na preponderância (geralmente 80-90%) da pontuação total da PG-SGA, baseando-se na componente do doente da app Pt-Global© (por ex. os ecrãs acerca de Doente, Peso, Ingestão Alimentar, Sintomas e Atividade). Os aspetos gerados pelo doente são também chamados PG-SGA Short Form© (SF) ou PG-SGA resumida.

Importa referir que a pontuação total do exame físico é de 3 pontos – razão pela qual mesmo que não exista a certeza relativamente a se o défice é moderado vs. grave ou ligeiro vs. moderado, a diferença seria de 1 ponto. Muitos consideram isto diminui alguma da intimidação sentida ao fazer um exame físico. Os outros aspetos das componentes do profissional da PG-SGA©/app Pt-Global© são a presença de febre, duração da febre e uso de corticosteroides. Cada uma destas variáveis pode ter um efeito significativo agudo ou crónico na massa muscular e função do doente.

Estas variáveis devem ser tidas em consideração na avaliação do vosso doente, mesmo que utilizem apenas o PG-SGA Short Form©. Por exemplo, se o doente tem uma pontuação de 7 pontos, mas se se encontra a tomar corticosteroides, ou apresenta febre, isso deverá levar o profissional a abordar a intervenção baseando-se numa pontuação mais alta do que a obtida através dos dados resultantes das Caixas 1-4 da PG-SGA© (também conhecida como PG-SGA Short Form©).

A apreciação de componentes do exame físico pode fornecer reflexões adicionais. A título de exemplo, a distribuição da perda de massa muscular pode ser importante. Se o doente passa a maior parte do seu tempo na cama ou numa cadeira, a perda muscular observada abaixo da cintura pode resultar de uma combinação de atrofia por falta de exercício e má nutrição, enquanto que aquela acima da cintura tende a estar mais proeminentemente relacionada com a má nutrição. Para além disso, e embora não seja especificamente parte da PG-SGA©, quando se está a examinar o doente, existem marcadores relacionados com deficiências nutricionais específicas que também podem ser contemplados, como por exemplo dermatite escamosa por deficiência de zinco (e má cicatrização das feridas) nos doentes com alto volume de perdas crónicas de volume GI ou dermatites escamosas por deficiência de ácidos gordos essenciais em doentes cujo clínico falhou de forma crónica ao não incluir lípidos na sua nutrição parentérica.

Na app Pt-Global, as pontuações serão mostradas independentemente da ordem em que os ecrãs são preenchidos e independentemente do preenchimento do ecrã relativo ao Profissional. Um ecrã preenchido será marcado pelo “ícone de verificação” verde.