8. Qual é a diferença entre a pontuação numérica e as categorias da PG-SGA©?

8. Qual é a diferença entre a pontuação numérica e as categorias da PG-SGA©?

A PG-SGA© foi originalmente desenvolvida como um contínuo e não como uma avaliação categórica, enquanto que, originalmente, a SGA foi considerada uma avaliação categórica (A = bem nutrido, B= desnutrição moderada ou em risco de nutrição e C = gravemente desnutrido).

O Dr. Jeejeebhoy, o Dr. Detsky e o Dr. Baker desenvolveram a SGA na Universidade de Toronto e publicaram-na pela primeira vez num formulário utilizável em 1987. A PG-SGA© expandiu a informação captada, mas encontra-se perto da informação da SGA. Curiosamente, após o desenvolvimento da PG-SGA Pontuada©, um conjunto de variações da SGA que incluem pontuação foram desenvolvidas.

Como forma de facilitar a utilização mais alargada nos casos em que a triagem e a avaliação não foram integradas nos padrões de cuidados médicos, os criadores da PG-SGA Pontuada© (Ottery, Kasenic, e DeBolt) desenvolveram, no início dos anos 1990 — em conjunção com o contributo dos doentes que receberam cuidados médicos no Fox Chase Cancer Center em Filadélfia – um formulário padronizado que os doente preencheriam enquanto aguardavam ser vistos pelo seu médico, enfermeiro o dietista. Pouco tempo depois, um sistema de pontuação foi desenvolvido com validação da pontuação no contexto de uma rede de investigação com voluntários através da Society of Nutritional Oncology Adjuvant Therapy (NOAT), em 1996, a qual envolveu aproximadamente 2,150 doentes em 55 instituições a nível internacional.